segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

(In) #Justiçanextel

     Ultimamente venho sido bombardeado por amigos e conhecidos que vêm me mandando links com vídeos feito por eles mesmos.Os vídeos tinham sido incentivados por uma campanha da empresa de celulares Nextel.A campanha consistia em gravar um vídeo "contracenando" com o ator global Fábio Assunção,na tela atuando como Dr.Saulo.
     Até aí tudo na normalidade.Criam,enviam seus vídeos e como sempre quem tem mais talento e mais seguidores em suas redes sociais,consegue melhores colocações.Obviamente,é necessário muito esforço para competir com todo o Brasil,mas como Dawniw dizia:"Os mais adaptados e capacitados são selecionados positivamente".Traduzindo,quem se dedica alcança o que quer,mas não no caso da campanha da Nextel que dá uma viagem a Holywood.
     Venho acompanhado as primeiras colocações desse concurso e algo curioso e cruel saltou aos meus olhos:A candidata Renata Augusta que ficou em primeiro lugar por muito tempo misteriosamente caiu para oitavo lugar.
     "Ah,alguém deve ter conseguido mais votos que ela.".Talvez,mas o que explica que ela e outros candidatos que estavam nas primeiras colocações caírem para posições abaixo do 1700º lugar em poucas horas?Vocês realmente creem que 1700 pessoas receberam uma votação recorde?Que os primeiros colocados-a maioria com um número alto e constante de votos-deixasse de recebê-los repentinamente?
     Para se ter uma ideia,até atores consagrados votaram e divulgaram em suas amplas redes sociais enão chegaram sequer a 50º posição.Se esses atores,com a mídia e com a população a favor deles,não conseguiram chegar a essa posição,por que alguém que é praticamente desconhecido e com pouca influência nas mídias conseguiram-instantaneamente-votos capazes de deixar os verdadeiros donos do pódio em 1700º lugar ou menos?
     STEPHAN ADAMOUR ,o sexto último vídeo a ser aceito chegou repentinamente ao segundo lugar em poucas horas segundo o site "Reclame aqui".
     Essas pessoas que subiram colocações usaram scripts como aqueles de conseguir seguidores no twitter?Essas pessoas usaram programas profissionais para reduzir os votos dos primeiros colocados?E o maior mistério: POR QUE A NEXTEL NÃO ESTÁ FAZENDO NADA CONTRA ISSO?VISTA GROSSA? Será que a Nextel está querendo que alguém ganhe,usando essa promoção de fachada,quem sabe até por motivos maiores de que que impedir que alguem que merece ganhe a promoção...
     Eu nunca usei e depois dessa é que não usarei mesmo um produto Nextel.Como posso confiar em um produto de uma empresa que não respeita nem as pessoas que por meio dessa promoção promovem a própia empresa?
     Sinceramente,eu espero o mínimo de justiça e que seja ao menos-nem que essas pessoas que possivelmente usaram artimanhas para vencer-provado que eles realmente fizeram por onde,mostrando o número de votos recebidos e a quantidade de visualizações de seus vídeos.Mas,se realmente mostrarem esses dados e houver discrepância,parecerá que houve algum dedo da Nextel nessa história.E agora,como a Nextel se sairá dessa?Nós estamos atentos.Foi-se o tempo em que aceitávamos tudo calados.

Proteste!Use a tag  #justiçanextel no twitter.

Update__________

Parece que a justiça foi feita.A Nextel parece ter revido seus conceitos e notou sobre a estranha mudança de colocação.



...Mas não pensem que esse episódio sairá de nossas cabeças.Estamos de olho.

By:Eric Sampaio, com tweet de Renata Augusta

2 comentários:

  1. "Essas pessoas usaram programas profissionais para reduzir os votos dos primeiros colocados?"
    R:
    Sim acredito piamente nisso.

    Sei que alguns são contra,mas sigo pessoas que entram volta e meia em sites para ganhar seguidores no twitter, até aí "morreu neves" já que todos sabemos que existe e muita gente usa.Não é segredo pra mais ninguém.Se o cara quer "tirar uma ond"a deixa ele,desde que não venha PREJUDICAR,ROUBAR,CAUSAR DANOS MORAIS como foi nesse caso da Nextel.

    O que houve na nextel foi bem mais grave..
    Roubo coletivo, crime, hackers, acessos aos dados dos participantes.

    Onde está a lisura do concurso?Porquê o site é tão vunerável?Onde está as visualisões dos videos de cada participante?

    Já é o segundo concurso Nextel que acontece isso.

    A gente vai cobrar a resposta, ahhh se vai.

    Falo não só por mim mas por todos os que foram lesados por este concurso.Eu deixei de fazer dois trabalhos para me dedicar INTEIRAMENTE as votações.
    Danos Morais
    #justiçaNextel

    ResponderExcluir
  2. *Visualizações*
    Na pressa escrevi " visualisões "
    Estou muito nervosa, desculpem a má digitação.


    Renata Davies

    ResponderExcluir