sábado, 4 de dezembro de 2010

O descobrimento da Bahia

Conta-se a história que a frota portuguesa liderada pelo navegante português, Pedro Alvares Cabral Umcascudo Não faz mal, ficou a deriva em uma forte neblina durante vários dias. Cabral decedido a não ficar parado, pegou uma pequena embarcação a vela, mas batendo nas rochas, veio parar acidentalmente nas praias de Porto Seguro. Chegando lá percebeu que as naus não estavam tão longe da terra, apenas não podiam a ver. Foi então que teve a ideia de ir avisar seus companheiros, mas não sabia nadar. Nesse desespero encontrou um índio... 
- Amigo, habitante deste paraíso, sei que não me conheces, vim de terras distantes... Nesta hora o índio interrompeu: 
- Você é Português... É? 
- Sim. Como sabes? Desculpe-me isso não me interessa agora... Bem, é que preciso de um favor seu. 
- Um favor meu é? 
- Sim. Sabe... Estavamos navegando há vários meses, e percebemos que estavamos perto de terras, mas nos acometeu uma terrivel neblina que nos impede de ver a praia. Bem, sem rodeios, eu cheguei aqui e não sei como avisar meus colegas... 
- Oras, nadas até lá e fala com eles... 
- Bem, aí é que tá, eu não sei nadar, e também, mesmo se soubesse, com todas essas roupas de peso poderia me afogar. 
- Ah sei. 
- Vejo que não tem esse problema, e por seres selvagem, digo, habitar um lugar tão... Natural deves ter tal habilidade. 
- Onde quer chegar com isso? 
- Poderias me ajudar a avisar meus amigos? 
- E o que eu ganho em troca? 
- Bem, eu represento o Império de Portugal, tenho poder para nomear territórios, e se me ajudar, caro amigo... Qual é seu nome? 
- Báhngô, mas pode me chamar de Bah... 
- Bah!? Interessante nome... Bem, antes que me escape em rodeios, prossigo meu raciocinio: eu nomearei está terra de Bah-Foi, em sua homenagem, porque quando precisei de ti, tu o fez... 
- Ah é é... 
- Sim. 
- Tão longe, né? Olha sinhô, pode nomeiar de Bahia porque não vou nadar até lá não


Piada em homenagem aos meus queridos seguidores @tailabrito , @italobrito , @likowi , @alexandre191093 e @amandagrimaldi


By:Desciclopédia [tá bom desse site por hoje né?]

Nenhum comentário:

Postar um comentário