sábado, 2 de outubro de 2010

5 maneiras de ajudar o meio-ambiente


“Tô tendo umas ideias sustentáveis aí, cara…”
Se você acha que nerdice e preocupação com o meio ambiente não combinam, pense outra vez. Douglas Adams, o Orác… digo, autor de O Guia do Mochileiro das Galáxias e nerd de carteirinha, foi por toda a vida um ambientalista dos mais inflamados – trabalhou, inclusive, em dezenas de campanhas a favor dos animais em risco de extinção. Isso sem falar nas centenas de produtos reutilizáveis que, nos últimos dez anos, começaram a frequentar as prateleiras de eletrônicos do mundo todo. A sustentabilidade, assim como o mundo nerd, está na boca de todo mundo, ainda que poucos entendam o papel dela. E é por essas e outras que o Nerdices resolveu juntar os dois assuntos e fazer um guia prático de como nerdear de maneiraecofriendly em cinco passos simples. Vem com a gente (a pé, combinado?)!
Sinta o desperdício. No bolso
A gente sabe que é difícil lembrar sobre consumo responsável de energia elétrica quando o novo Mass Effect fica ali, olhando para você, só esperando sair da caixa. Mas poucas motivações cotidianas podem ser mais fortes do que.. grana. Faça os cálculos médios de quanto você gasta de eletricidade por dia, por baixo – você pode ficar impressionado. Você sabia, por exemplo, que os consoles Playstation e Xbox 360 gastam nove vezes a quantidade de energia consumida pelo mesmo tempo de jogo no Nintendo Wii? Tá tudo aqui, nesse artigo do Conselho de Defesa dos Recursos Naturais dos EUA. Se você se animou com a ideia de mudar de hábitos, fica a dica do site WattzOn: este serviço oferece, gratuitamente, um panorama sobre seus gastos de energia sem dar sermão.
Descarte do jeito certo
O que fazer com aquelas pilhas, baterias, aparelhos velhos de celular e cabos de energia que simplesmente se proliferam na gaveta? Simples: livrar-se disso tudo, mas de maneira responsável. Existem centenas de postos de recolhimento de lixo eletrônico no Brasil inteiro. Sites como o Mutirão do Lixo reúnem endereços de postos de coleta das cidades. E como forma de chamar a atenção para os perigos do lixo eletrônico, o movimento de sustentabilidade SWU (sim, aquele do festival de música) preparou um flashmob que acontecerá amanhã, dia 2 de outubro, das 10h às 12h, no Parque Mário Covas, que fica na Avenida Paulista, em São Paulo (saiba mais aqui). A ideia é reunir todo o lixo eletrônico possível e colocá-lo dentro da boca de uma escultura gigante de pelicano. Tá simbólico o suficiente ou quer mais? :)
Divida a papelada
Nerd que é nerd tem muito papel em casa. Pode reparar: é livro que não acaba mais, cadernos de anotações, quadrinhos, apostilas, post-its, cópias de textos, flyers… então, por que deixá-los acumulando pó em casa? Separe o que ainda é útil para você e o que dá para ser reaproveitado. A gente sabe que pode ser complicado organizar tudo, então vá aos poucos: comece pelas estantes de livros, depois parta para as gavetas e armários, com calma. A pressa só gera ansiedade de terminar, o que é pouco produtivo. Esse exercício não apenas vai botar ordem na casa (literalmente) como pode fazer você pensar duas vezes antes de aceitar todos aqueles panfletos de divulgação daquele evento imperdível de anime (e que provavelmente tem um site com todas as informações que você precisa).
Abuse dos e-books (e dos amigos)
E falando em livros, já está na hora de você se acostumar a ler online. Existem milhares de acervos na internet que contém alguns dos escritos mais importantes da humanidade (como o clássico Domínio Público), isso sem falar nas livraria virtuais como Amazon – que vende mais exemplares virtuais do que cópias impressas – e Barnes And Noble. Mas se você prefere a boa e velha experiência de folhear páginas e sentir o cheiro do livro, nada melhor do que organizar uma reciclagem das estantes. Junte alguns amigos que, assim como você, estão cheios de títulos novos e proponha um empréstimo mensal dos best-sellers que acabaram de sair. Desse jeito, você fica inteirado de todos os assuntos, mas só ocupa sua estante com os livros que você realmente quer por perto.
Espalhe a ideia
É fato: quanto mais comentado é um assunto, mais discussão e reflexão ele gera. Felizmente, o mundo nerd e a sustentabilidade andam de mãos dadas de muitas maneiras – é o novo design de celular “verde” aqui, o robô que economiza água ali, os contos futuristas que retratam o mundo de maneira apoteotica… então, as possibilidades de conversa são infinitas! Você não precisa (e nem vai) se tornar o amigo ecochato se falar do assunto de uma maneira interessante. Quer apostar? Aí embaixo você encontra uma lista de tópicos bacanas que já foram publicados na SUPER sobre sustentabilidade. Isso sem falar do nosso querido blog irmão, o Planeta Sustentável, que dá dicas legais para uma vida mais verde. E esse é só o começo! :)

Que tal começar já.

P.S.Isso serviu de Top5,que ninguém lê e nem indica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário