segunda-feira, 4 de outubro de 2010

10 maneiras de como se preparar para o ENEM

Hoje,como toda segunda,tive prova a tarde e almocei no colégio.Papo vai, papo vem e uma amiga minha perguntou como eu tiro boas notas,sendo que estudo menos de três horas por dia(e nem uso caderno).Expliquei a ela que o segredo era prestar atenção nas aulas.Como ela não acreditou em mim,procurei na interne algo do tipo e achei essa lista sobre como estudar[Talvez eu utilize alguns...] .



Auto-confiança e paciência todo o tempo
Acredito que o primeiro problema que você deve combater é a falta de auto-confiança: se você próprio não confia em si mesmo, se você não acredita ser capaz de ser aprovado, como esperar conseguir?
A lei da atração diz que conseguimos aquilo que desejamos, não somente “da boca para fora”, mas com nossos atos e pensamentos, todo o tempo. Sendo assim, não perca tempo e faça com que sua mente atue a seu favor, condicionando-a a pensar de forma positiva.
Quanto à paciência, esta é outra característica importante: se você não for paciente a fim de colher os resultados certos na hora certa, efetuar planejamentos para os seus estudos, etc. você terá muitos problemas!
Então, antes de tudo, já se considere um vencedor, não importa qual será o resultado, e saiba ter paciência para planejar, executar e esperar!
Disciplina é importante, sempre!
Aqui está mais uma característica que você deve desenvolver, a disciplina. Sem ela, você não conseguirá, por mais pacente que você seja, cumprir seus roteiros de estudos e, assim sendo, aprender o conteúdo programático do concurso.
Sendo assim, cumpra rigorosamente aquilo que você tiver planejado, e sem reclamações! Quando você “reclama”, mesmo que não fale (ou seja, somente pensando), você estará construindo obstáculos para o seu aprendizado.
Certa vez me perguntaram o que fazer caso não se goste de uma das disciplinas de um concurso. Simples! Passe a gostar dela! Não é algo tão difícil assim, exceto se você não tiver disciplina e se deixar reclamar o tempo todo, vendo somente os “pontos negativos”. Se, ao contrário, você suprimir tais pensamentos e relevar os pontos positivos, sua mente começará a gostar mais e mais do que está a ler e, assim, aprenderá melhor.
Crie roteiros de estudo
Este item deve estar associado aos anteriores, pois em nada adianta você ter um roteiro de estudos se você não confiar que a sua execução será útil, bem como se você não for disciplinado o suficiente para executá-lo.
Uma forma de criar um roteiro de estudos de forma simplificada é criar uma planilha (no computador ou em papel) contendo as matérias e cada conteúdo associado a elas.. Enumere também a data de início dos estudos (obrigatoriamente hoje! Quem “deixa para amanhã” não consegue alcançar seus objetivos!), bem como a data final (um ou dois dias antes da prova). Escolha datas para a conclusão do estudo de cada assunto de forma que você possa sempre diversificar (isto é, ter mais de uma disciplina a estudar), evitando assim que o aprendizado se torne maçante.
Além disso, o roteiro de estudos fornecer-lhe-á um forte suporte para saber quando e qual assunto você já estudou, de tal forma que se aparecer uma outra oportunidade de concurso, você poderá organizar-se melhor para estudar aquilo que não foi estudado ainda.
Saiba quais disciplinas possuem maior peso
Que todas as disciplinas são importantes é óbvio, caso contário não estariam ali. Agora, de acordo com a natureza do concurso ou vestibular, algumas possuem maior peso (isto é, sua influência sobre a nota final é maior) do que outras.
O que fazer? TODAS devem ser estudadas, principalmente porque em muitos concursos um candidato é automaticamente desqualificado caso “zere” um das provas/disciplinas. Agora, você deve ter atenção redobrada com aquelas que são de maior peso.
Lembrar que em concursos onde há “provas de conhecimento específico”, estas devem ser consideradas de maior peso.
Teste seus conhecimentos frequentemente
Faça simulados, exercícios e provas antes do pretendido concurso, assim você saberá como está indo seu aprendizado.
Muitas pessoas tentam não os fazer, alegando faltar tempo ou não gostar dos mesmos. Bem, se você vai atender a uma prova, o ato de responder a uma anteriormente só pode lhe ser benéfico, não? Então, sem discussões ou desculpas, faça o “certo da forma correta”! Além do mais, esta pode ser uma das grandes chances de sua vida, quer mais tarde carregar o sentimento de culpa de tê-la desperdiçado por bobagem?
Esteja ciente das exigências do edital
Que todo concurso possui um edital falando tudo o que é permitido ou proibido, sistema de classificação, etc. nós todos já estamos carecas de saber, mas a grande pergunta é: quem lê ele inteiro? Pois é, este é um grande erro!
Se você estiver a par de todas as exigências, bem como de quais são os seus direitos, será bem mais fácil preparar-se para o mesmo.
Como já dizia Sun Tzu: quem conhece a si mesmo (estudando) e ao inimigo (conhecendo o edital), em cem batalhas vencerá as cem (aprovação na certa)!
É isso aí, A Arte da Guerra adaptado aos concursos e vestibulares. :)
Divirta-se aprendendo
Mesmo na hora do lazer você pode divertir-se sem deixar de exercitar sua mente. Há várias atividades que você pode utilizar-se de forma lúdica e, ainda assim, manter seu cérebro em forma, pronto para qualquer desafio!
Algumas dessas atividades são a leitura de livros (romances, contos, etc.), jogos de damas ou xadrez, quebra-cabeças, etc. Tais atividades são bastante lúdicas, sem perder de vista o desenvolvimento de seu raciocínio lógico.
Estas não são as únicas atividades para tal finalidade. Em um outra oportunidade traremos uma lista delas. ;)
Não descuide de sua saúde
É normal perdermos uma ou mais noites enquanto estudamos para um concurso, mas se deve tomar cuidado para que tal prática não prejudique os rendimentos nem a nossa saúde.
Conheço muitas pessoas que perdem noites estudando, mas não sabem porque seus rendimentos nos estudos são terríveis: geralmente ficam muito cansadas, não tendo grande aproveitamento durante o dia e as horas de sono durante o dia não compensam aquelas perdidas.
Se você está nessa situação, está na hora de começar a procurar aonde você está falhando, corrigir e observar se há novos e proveitosos resultados em seu aprendizado!
Prepare-se para todas as provas!
Outro erro que muitos cometem em concursos para vagas de trabalho é preparr-se somente para a primeira fase de seleção (geralmente teórica) e não para as demais (geralmente mais prática, envolvendo exercícios físicos ou demonstração de habilidades na atividade requerida).
Vamos supor que você quer fazer concurso para bombeiro ou policial militar e é exigida a a prova física, onde seu vigor e habilidades em atividades físicas são colocados em teste.
Se você não se preparar para tal e for aprovado na primeira fase, como irá preparar-se para esta, se o período que há entre a primeira e segunda fase são de somente uma semana a um mês, normalmente?
Use o tempo a seu favor
Esta é uma excelente dica que, mais uma vez, muitos negligenciam. Se falta muito tempo para o tal concurso, muitas pessoas decidem adiar o início de sua preparação, com alguma desculpa qualquer. Bem, seus concorrentes não estarão fazendo isso, então será o mesmo que começar a correr muito depois deles terem largado nessa “maratona”.
Quem usa o tempo a seu favor, isto é, sabe distribuir suas tarefas ao longo do mesmo e aproveitá-lo a fim de conseguir melhor preparação, possui inúmeras vantagens, desde uma maior folga para começar o aprendizado como aquisição de mais auto-confiança, por saber que estará melhor preparado.
Sendo assim, não desperdice suas chances e comece HOJE aquilo que você achava que só deveria começar AMANHÃ!
___________________________________________________
Bem, com estas dez dicas, espero que todos estejam aqui aptos a se preparar para concursos e vestibulares![Se não quiserem,melhor pra mim.Menos concorrência no ENEM ;).]

Nenhum comentário:

Postar um comentário