domingo, 2 de janeiro de 2011

As maiores palavras de cada língua.

Como estudo alemão e estou acostumado a ver palavras enormes como " Auf wiedersehen " que significa um mero "Tchau" , resolvi procurar as maiores palavras que cada língua.São elas:


Alemão


Com 79 letras, a palavra donaudampfschiffahrtselektrizitätenhauptbetriebswerkbauunterbeamtengesellschaft é a maior da língua alemã. A palavra foi incluída no Guinness World Records de 1996 e é composta por vários substantivos ("Donau" - "dampfschiffahrts" - "elektrizitäten" - "haupt" - "betriebs" - "werkbau" - "unterbeamten" - "gesellschaft" ). Em português, significa "Associação dos Funcionários Subordinados da Construção da Central Elétrica da Companhia de Barcos a Vapor do Danúbio".


Croata


Na língua croata, temos como maior palavra prijestolonaslijednikovica, com 26 letras, que significa: a esposa de um herdeiro ao trono.


Espanhol


A palavra de 22 letras superextraordinarísimo, que significa "muito extraordinário" é popularmente citada como a maior palavra da língua espanhola, mas as duas maiores palavra de uso comum da língua contém 23 letras e são electroencefalografista (a pessoa que estuda e pratica a Eletroencefalografia) e anticonstitucionalmente (ato praticado em contrariedade à constituição).


Francês


A maior palavra da língua francesa contém 25 letras. Essa palavra é anticonstitutionnellement que significa: anticonstitucionalmente, isto é, algo que esteja de forma contrária à constituição.


Grego


A maior palavra da língua grega, bem como a maior do mundo, é λοπαδο­τεμαχο­σελαχο­γαλεο­κρανιο­λειψανο­δριμ­υπο­τριμματο­σιλφιο­καραβο­μελιτο­κατακεχυ­μενο­κιχλ­επι­κοσσυφο­φαττο­περιστερ­αλεκτρυον­οπτο­κεφαλλιο­κιγκλο­πελειο­λαγῳο­σιραιο­βαφη­τραγανο­πτερύγων, que, ao ser transliterada, pode ser escrita da seguinte forma:Lopadotemakhoselakhogaleokranioleipsanodrimypotrimmatosilphiokarabomelitokatakekhymenokikhlepikossyphophattoperisteralektryonoptekephalliokinklopeleiolagōiosiraiobaphētraganopterygṓn. A palavra possui 170 letras no alfabeto grego, mas com a transliteração, passa a ter 182 letras. O nome é mencionado na comédia As Mulheres na Assembleia, escrita por Aristófanes (447-385 a.C.).


Húngaro


A maior palavra do idioma húngaro é megszentségtelenithetetlenségeskedéseitekért, que significa por suas atitudes improfanáveis. Ela contém 44 letras.


Inglês


Com 45 letras, a palavra pneumonoultramicroscopicsilicovolcanoconiosis é a maior da língua inglesa.Foi criada por Everett M. Smith, presidente da National Puzzlers' League, para ser a mais longa palavra de língua inglesa. A sua tradução para português, é "Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose".


Islandês


A maior palavra da língua islandesa contém 30 letras e é hæstaréttarmálaflutningsmaður que significa: advogado de suprema corte


Passione Italiano


A maior palavra da língua italiana é precipitevolissimevolmente. Ela contém 26 letras e significa: tão rápido quanto possível.


Japonês


A maior palavra da língua japonesa possui 58 letras. É ニューモノウルトラマイクロスコーピックシリコヴォルケーノコニオシス (katakana) "Nyuumonourutoramaikurosukoupikkushirikovurukeinokonioshisu" (Rōmaji). A sua tradução para português é "Pneumonoultramicroscopicsilicovolcanoconiótico".


Lituano


A maior palavra em Lituano é nebepasikiskiakopusteliaujanciuosiuose, que quer dizer: naqueles de gênero masculino, que não estão mais juntando madeira.


Neerlandês (?)


Em neerlandês, a maior palavra já registrada é kindercarnavalsoptochtvoorbereidingswerkzaamheden, com 49 letras é uma atividade que prepara as crianças para o desfile de carnaval.


Polaco


A língua polaca possui a palavra najcharakterystyczniejszego, de 27 letras, que é a forma no genitivo para o adjetivo "o mais característico".


Português



A maior palavra da língua portuguesa é pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico. É uma palavra fictícia que descreve uma doença pulmonar causada pela aspiração de cinzas vulcânicas cujo nome técnico é pneumoconiose.
O vocábulo de 46 letras ganhou seu primeiro registro no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa em 2001.
A palavra de 29 letras anticonstitucionalissimamente, é reconhecida como a maior palavra da língua portuguesa, não considerando os termos técnicos nem palavras fictícias.
(Ainda me lembro das aulas de Química II : Qual o nome desse composto? Ácido 2-metil,3-butil-9-isopropil-decanoico )

Russo

A maior palavra do idioma russo é ryentgyenoelyektrokardiografichyeskogo (рентгеноэлектрокардиографического). Ela contém 33 letras no alfabeto cirílico, 38, depois de transliteradas. Esta, significa: pertence ao raio X eletrocardiográfico.

Sueco

A maior palavra registrada da língua sueca étordöstersjökustartilleriflygspaningssimulatoranläggningsmaterielunderhållsuppföljningssystemdiskussionsinläggsförberedelsearbeten, com 130 letras, e quer dizer: trabalho preparatório na contribuição para a discussão sobre o sistema de manutenção de suporte do material do dispositivo de inspeção do simulador de aviação dentro da parte nordeste da costa de artilharia do Báltico.

E pra quem pensou:E o nome completo de D.Pedro I?
Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon

Agora vai e compara com o meu:
Éric Freire Sampaio /inferioridade

3 comentários:

  1. Por que neerlandês tá com "?" depois? o.õ P.S.: Neerlandês é o nome correto do errôneo holandês, assim como Países Baixos é o nome correto do,também errôneo, Holanda.

    ResponderExcluir
  2. Interessante seu artigo, contudo vc conhece a maior palavra do mundo? É a Titina. Sim, isso mesmo, com seis letrinhas essa proteína tem o maior nome científico de todo o mundo. Veja aqui:
    http://www.sarahmcculloch.com/luminaryuprise/longest-word.html

    ResponderExcluir
  3. Porque nem sei que diacho de língua é essas | Boa leandro,vou ver aqui

    ResponderExcluir