domingo, 27 de setembro de 2009

Dez invenções curiosas para veículos

As montadoras, universidades e empresas de autopeças investem nos seus centros de desenvolvimento de tecnologia para buscar soluções para melhorar o conforto e a segurança do motorista. Entre as curiosidades estão o carro que anda sozinho, os veículos movidos a água ou chocolate e a rua que fornece energia elétrica. Confira a lista com dez curiosidades:

10. O Banco que pode servir de motocicleta

 



A Honda desenvolveu uma máquina que de aparência futurística que promete ser uma alternativa para motos. Um "banquinho-robô" que se move para onde quem está sentando sobre ele quiser.



Basta mover o corpo para o lado que queremos ir e o equipamento nos leva.



O mais importante é que o usuário não cai, mesmo que nunca tenha andado de bicicleta ou moto.

9. O carro que lê as placas de velocidade



 


O carro Insignia, da Opel, uma marca da General Motors, é o primeiro veículo capaz de reconhecer as placas de trânsito nas estradas.



O sistema desenvolvido pela empresa Hella utiliza uma câmera que detecta as faixas que separam as pistas, alertando o motorista para mudanças de faixas involuntárias, e ainda "lê" as placas de trânsito de limites de velocidade, detector de altura e de proibido ultrapassar.

8. O carro que estaciona sozinho


 


O carro da Volkswagen tem sistemas de câmeras que analisam ao redor pelos retrovisores e calculam o caminho e espaço ideal para estacionar. Depois de estacionado, o motor é desligado automaticamente, e as portas são travadas.

Segundo a Volkswagen, o monitor do sistema de navegação identifica a vaga disponível no estacionamento. Em seguida, o motorista pode colocar o câmbio automático na posição "P" (parking) e descer do carro.

Ao acionar o controle remoto, os sensores ajudam a levar o veículo para a vaga. Se preferir, o motorista pode ficar dentro do carro.

7. O carro que dirige sozinho

 




O automóvel batizado com o nome de Caroline, da Universidade Técnica de Braunschweig, na Alemanha, conta com vários sensores acoplados na carroceria.



O sistema permite ao motorista tirar as mãos do volante enquanto o carro é conduzido automaticamente

6. O carro movido a água


 




A empresa japonesa Genepax desenvolveu um protótipo de um carro movido a água.



A água é colocada no tanque e um gerador transforma o hidrogênio que retira da água em energia.



Segundo a empresa, com um litro de água, o veículo consegue andar a 80 km/h por uma hora.



A Genepax agora espera firmar um acordo com alguma montadora japonesa para começar a fabricar o carro.

5. O carro movido a chocolate







Uma empresa britânica encontrou uma forma inédita e ecologicamente correta de produzir biodiesel.



Um pote cheio de barras de chocolate, uma porção de metanol - também conhecido como álcool metílico - e uma pitada de hidróxido de potássio, a soda cáustica.



Quando os dois últimos ingredientes estão bem mexidos, acrescenta-se o principal: o chocolate derretido. Depois, cozinha-se por 24 horas. A receita é surpreendente.



O carro, de 2 mil cilindradas, chega a percorrer oito quilômetros com um litro de biodiesel feito com restos de chocolate.

4. O carro que anda debaixo dágua



 


O Rinspeed Squba, fabricado em Zurique, na Suíça, pode ser guiado por satélite. Com um aparelho de GPS na mão, o dono chama o carro de onde estiver.



O Squba vai sozinho. Sensores instalados no pára-choque garantem que ele não atropele ninguém no trajeto.´ No começo, o carro flutua como um barco. De repente, vira uma espécie de submarino inundado. Afinal, não tem capota.



O inusitado logo se transforma em espetáculo. Impulsionado por duas hélices, o carro chega a fazer 20 km/h debaixo d’água.

3. O GPS que ajuda a fazer a curva

 




Desenvolvido pela Nissan, o pedal inteligente faz a conexão entre o controle de distância do veículo e os dados dos mapas de navegação do GPS, com informações em tempo real, para ajudar o motorista desacelerar ou frear o carro assim que entra em uma curva.



Quando surge um curva à frente no mapa do GPS, o sistema aciona uma energia que reduz a pressão sobre o acelerador do veículo diminuindo a sua velocidade.



Em seguida, o sistema freia levemente o carro antes dele entrar na curva.

2. A rua elétrica





O projeto do Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coreia do Sul (KAIST) transfere para o asfalto a energia elétrica que estaria no motor do carro.



A eletricidade vem de faixas eletromagnéticas fixadas na rua. O carro capta a energia elétrica a partir de tiras embutidas na estrada (e não de trilhos, como nos trens, ou fios suspensos, como nos trólebus).



A energia é armazenada em uma pequena bateria, um quinto do tamanho das baterias normalmente utilizadas, permitindo ao veículo ter energia suficiente para rodar cerca de 80 quilômetros.


1. O carro que barra motorista bêbado



A montadora japonesa Toyota criou em parceria com a empresa Hino um dispositivo que mede o teor alcoólico do hálito do motorista e pode bloquear a partida do automóvel caso o limite tolerável seja ultrapassado.



O bafômetro detecta, em cinco segundos, se o motorista está apto a dirigir. Conectado ao motor de partida, o carro só sai do lugar se o condutor passar no teste. O bafômetro transfere as informações para o computador de bordo do carro e impede que o motorista embriagado saia dirigindo.

By:G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário